Grande mídia faz crítica oportunista
contra o presidenciável, mas os ataques serviram como divulgador de sua
pré-campanha
Por Paulo Henrique Faria
Nos últimos dias, Ciro Gomes se
tornou o alvo preferido da mídia pelega e alinhada a políticos da Direita e,
claro, à intoxicação ideológica neoliberal que lhes são peculiares. O motivo
foi uma declaração metafórica que Ciro proferiu, em uma entrevista concedida ao
jornalista Luis Nassif, na qual o pedetista disse que se Moro o prender, sem
que se tivesse cometido irregularidades, receberia “a turma dele na ‘bala’ ”.
Obviamente, Ciro usou uma força de expressão, uma vez que é um homem do Direito
e do Progressismo e, portanto, não atiraria em ninguém. Mesmo assim, alguns incautos
levaram a afirmação ao pé da letra.
A
crítica contundente de Ciro foi posta pelas recorrentes arbitrariedades
midiáticas que Sérgio Moro e, o promotor Deltan Dallagnol vêm empregando.
Incriminação sem provas concretas em rede nacional; condução coercitiva sem que
o investigado tenha se recusado a depor; divulgação ilegal de grampos telefônicos;
e, mais recentemente, o colega blogueiro Eduardo Guimarães foi conduzido de sua
casa – à força e ao amanhecer do dia – tudo porque é um crítico ferrenho ao
juiz de Curitiba. Uma clara intimidação à opinião contrária.
Ciro
Gomes foi difamado em diversos sites plutocratas como: O Globo, Rádio Jovem
Pan, Rádio Bandeirantes, Veja, InfoMoney, Exame, Folha de São Paulo, Uol e, claro,
pelos insignificantes do MBL. Mas por que toda essa ira contra o ex-ministro? A
resposta é muito simples: medo. O “Partido da Imprensa Golpista” (PIG) já
entendeu que se Lula não vir a ser candidato – o que parece ser mais provável que
ocorra – Ciro Gomes deverá herdar boa parte do eleitorado lulista e, assim vir
forte para vencer a eleição presidencial de 2018.
Esses
ataques tendem a ficar cada vez maiores, na medida em que Ciro cresça nas
pesquisas de intenções de voto. Aliás, essa prática é repetitiva e antiga, haja visto que como não podem ataca-lo por casos de corrupção ou fracassos de gestões passadas,
visam discursos recriminando seu temperamento forte. Entretanto, o “tiro saiu
pela culatra”, pois com a grande divulgação da frase polêmica de Ciro, seu nome
foi apresentado para boa parte dos que não o conheciam ou não sabiam de suas pretensões
de chegar ao Palácio do Planalto. Para se ter uma ideia da repercussão, o
Google Trends dos últimos dias apontou um pico de buscas pelo nome de Ciro
Gomes (como é possível ver mais abaixo). Essa viralização na mídia e internet é
mais expressiva que um Trending Topics
no Twitter, por exemplo. No Facebook, houve milhares de compartilhamentos e
comentários. Atingiu milhões de pessoas, desta maneira. Fizeram uma espécie de
marketing involuntário (cabe aqui a velha, mas pontual expressão: “falem bem,
falem mal, mas falem de mim”). Tentaram queimar Ciro, mas, a verdade é que lhe
deram um respeitável palanque. É, parece que o feitiço virou contra os
feiticeiros do PIG.
Números de buscas por Ciro Gomes disparam no Google, nos últimos dias:
é isso ai, #CiroPresidente2018
ResponderExcluirBoa matéria
ResponderExcluirCiro Gomes 2018
ResponderExcluirMuito bom o texto.
ResponderExcluirÊ complicado , recebi mensagens de várias pessoas dizendo :
Ó seu candidato aí , referindo um jornal qdo Ciro fala de Lula ..
O que me preocupa é que são pessoas do Psdb...