terça-feira, 28 de março de 2017

Os tiros da imprensa em Ciro saíram pela culatra

Grande mídia faz crítica oportunista contra o presidenciável, mas os ataques serviram como divulgador de sua pré-campanha    








  













Por Paulo Henrique Faria
                 

            Nos últimos dias, Ciro Gomes se tornou o alvo preferido da mídia pelega e alinhada a políticos da Direita e, claro, à intoxicação ideológica neoliberal que lhes são peculiares. O motivo foi uma declaração metafórica que Ciro proferiu, em uma entrevista concedida ao jornalista Luis Nassif, na qual o pedetista disse que se Moro o prender, sem que se tivesse cometido irregularidades, receberia “a turma dele na ‘bala’ ”. Obviamente, Ciro usou uma força de expressão, uma vez que é um homem do Direito e do Progressismo e, portanto, não atiraria em ninguém. Mesmo assim, alguns incautos levaram a afirmação ao pé da letra. 

A crítica contundente de Ciro foi posta pelas recorrentes arbitrariedades midiáticas que Sérgio Moro e, o promotor Deltan Dallagnol vêm empregando. Incriminação sem provas concretas em rede nacional; condução coercitiva sem que o investigado tenha se recusado a depor; divulgação ilegal de grampos telefônicos; e, mais recentemente, o colega blogueiro Eduardo Guimarães foi conduzido de sua casa – à força e ao amanhecer do dia – tudo porque é um crítico ferrenho ao juiz de Curitiba. Uma clara intimidação à opinião contrária. 

Ciro Gomes foi difamado em diversos sites plutocratas como: O Globo, Rádio Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, Veja, InfoMoney, Exame, Folha de São Paulo, Uol e, claro, pelos insignificantes do MBL. Mas por que toda essa ira contra o ex-ministro? A resposta é muito simples: medo. O “Partido da Imprensa Golpista” (PIG) já entendeu que se Lula não vir a ser candidato – o que parece ser mais provável que ocorra – Ciro Gomes deverá herdar boa parte do eleitorado lulista e, assim vir forte para vencer a eleição presidencial de 2018.   

Esses ataques tendem a ficar cada vez maiores, na medida em que Ciro cresça nas pesquisas de intenções de voto. Aliás, essa prática é repetitiva e antiga, haja visto que como não podem ataca-lo por casos de corrupção ou fracassos de gestões passadas, visam discursos recriminando seu temperamento forte. Entretanto, o “tiro saiu pela culatra”, pois com a grande divulgação da frase polêmica de Ciro, seu nome foi apresentado para boa parte dos que não o conheciam ou não sabiam de suas pretensões de chegar ao Palácio do Planalto. Para se ter uma ideia da repercussão, o Google Trends dos últimos dias apontou um pico de buscas pelo nome de Ciro Gomes (como é possível ver mais abaixo). Essa viralização na mídia e internet é mais expressiva que um Trending Topics no Twitter, por exemplo. No Facebook, houve milhares de compartilhamentos e comentários. Atingiu milhões de pessoas, desta maneira. Fizeram uma espécie de marketing involuntário (cabe aqui a velha, mas pontual expressão: “falem bem, falem mal, mas falem de mim”). Tentaram queimar Ciro, mas, a verdade é que lhe deram um respeitável palanque. É, parece que o feitiço virou contra os feiticeiros do PIG. 

            

Números de buscas por Ciro Gomes disparam no Google, nos últimos dias:  


4 comentários:

  1. Muito bom o texto.
    Ê complicado , recebi mensagens de várias pessoas dizendo :
    Ó seu candidato aí , referindo um jornal qdo Ciro fala de Lula ..
    O que me preocupa é que são pessoas do Psdb...

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